quarta-feira, 14 de maio de 2008

Olá alunos da Escola Pe. José de Anchieta!!!



Leia as crônicas e os textos de opinião
feito pelos dos alunos dos 6º e 8º anos.
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terça-feira, 13 de maio de 2008

CRÔNICA

O QUE É CRÔNICA?

Crônica é o único gênero literário produzido essencialmente para ser veiculado na imprensa,
seja nas páginas de uma revista, seja nas de um jornal.
Quer dizer, ela é feita com uma finalidade utilitária e pré-determinada:
agradar aos leitores dentro de um espaço sempre igual e com a mesma localização,
criando-se assim, no transcurso dos dias ou das semanas, uma familiaridade
entre o escritor e aqueles que o lêem.
CARACTERÍSTICA DE UMA CRÔNICA
A crônica é, um textonarrativo escrito. Uma texto curto, com tema do dia-a-dia, passado num espaço de tempo pequeno, permeado por diálogo.
COMO CRIAR UMA CRÔNICA?
O passo principal para criar uma crônica é elencar os personagens, dando-lhes características físicas e psicológicas, determinar o tempo em que ocorre a história, o espaço, criar um enredo coerente com o tema proposto. A história deve seguir um tempo cronológico, pois é mais característico do estilo ( isto é, ter início, meio e fim).
COMO FORAM FEITAS ESTAS CRÔNICAS?
Foi passado um vídeo que conta uma pequena história de um sertanejo que sai da sua terra por falta de água. Sua desilusão é tamanha que em posse de seu único bem (um burrico) tenta fugir para um lugar melhor.
Os alunos do 6º ano desenvolveram uma pequena história, tentando narrar os fatos expostos de maneira a contemplar o gênero escolhido: a crônica.
TEXTO DE OPINIÃO
É fato que o texto de opinião não é trabalhado com freqüência no Ens. Fundamental. A produção desse gênero exige que os alunos assumam um posicionamento e argumento.
Aprender a debater oralmente é muito importante para as atividades desenvolvidas na escola e fora dela. Mas é necessário que os alunos aprendam também a debater e a opinar por escrito.
Escrever um texto de opinião, argumentando, de forma clara, lógica e ordenada, é uma habilidade que se aprende. Cabe, então, aoprofessor orientar seu aluno em relação aos aspectos específicos desse gênero, auxiliando-o na organização do que, de uma certa forma, ele já é capaz de fazer como falante da língua portuguesa.
OBJETIVO: é o de convencer nosso leitor a assumir o mesmo ponto de vista.
CONTEÚDO: conhecer o tema de que irá tratar, precisa de dados e informações que justifiquem sua opinião.
ETAPAS: tomada de posição em relação ao tema (contra ou a favor).
JUSTIFICATIVA: a posição assumida, com base em argumentos.
-contestar argumentos contrários
-conclusão do texto, reforçando a posição assumida.
Levantados esses pontos, é preciso também, que observem dois aspectos fundamentais para a construção da coerência do texto:
-organização dos argumentos;
-ligação entre as diferentes partes do texto(frases; parágrafos; introdução; desenvolvimento e conclusão).
Feito isso, teremos um, excelente TEXTO DE OPINIÃO.

Comemoração dos 60 anos EM Padre José de Anchieta

PROJETO ARIANO SUASSUNA

FESTA DA PRIMAVERA 2008

GINCANA DE FÉRIAS REALIZADA PELOS ALUNOS DA ESCOLA ANCHIETA.

Gincana e inter-classes- julho/08

No mês de julho/2008 após as provas, foi realizada uma gincana e inter-classes em nossa escola, no intuito de relaxarmos da semana sufocante de provas.
Os alunos se divertiram com disciplina e respeito pelas brincadeiras propostas.
Foi uma competição saudável entre os alunos e o vencedor foi 6º ano A, que disparou ao arrecadar gibis, crescendo a sua pontuação, elevando-os à VITÓRIA.
PARABÉNS 6º ANO A

Projeto de Interação com a Biblioteca e a Sala de Tecnologia