segunda-feira, 10 de novembro de 2008

SEMANA MACHADO DE ASSIS

Olá, sou a professora Mirna Diehl e gostaria de compartilhar com todos um projeto desenvolvido com os 6º e 8º anos da EM Pe. José de Anchieta.
No dia 29 de setembro/08 foi comemorado o centenário da morte de Machado de Assis. Não poderia passar em claro essa data tão importante para a literatura brasileira, por essa razão propus aos meus alunos que estudássemos sobre esse homem. Todos se empenharam muito. Foi uma grata surpresa ver que crianças de 11 anos se identificaram tanto com um homem que viveu há tantos anos. Assistiram a documentário sobre vida e obra do autor e trabalharam na interpretação de "O apólogo". Foi delicioso: costuraram, criaram, filosofaram sobre a função da linha e da agulha, leram o texto, interpretaram oralmente e através de desenhos. Se envolveram tanto que alunos trouxeram inúmeras revistas falando sobre Machado.
Já os maiores, 8º anos, assistiram ao filme "Memórias Póstumas de Brás Cubas", caracterizaram-se de Machado, discutiram a obra, a visão irônica e única do autor.
E eu, como professora, cheguei a mais óbvia conclusão: bons literatos atingem a qualquer público, de qualquer idade.
Todos os trabalhos foram desenvolvidos na biblioteca da escola, na sala de tecnologia e o uso dos vídeos da TV escola.

Comemoração dos 60 anos EM Padre José de Anchieta

PROJETO ARIANO SUASSUNA

FESTA DA PRIMAVERA 2008

GINCANA DE FÉRIAS REALIZADA PELOS ALUNOS DA ESCOLA ANCHIETA.

Gincana e inter-classes- julho/08

No mês de julho/2008 após as provas, foi realizada uma gincana e inter-classes em nossa escola, no intuito de relaxarmos da semana sufocante de provas.
Os alunos se divertiram com disciplina e respeito pelas brincadeiras propostas.
Foi uma competição saudável entre os alunos e o vencedor foi 6º ano A, que disparou ao arrecadar gibis, crescendo a sua pontuação, elevando-os à VITÓRIA.
PARABÉNS 6º ANO A

Projeto de Interação com a Biblioteca e a Sala de Tecnologia