segunda-feira, 10 de novembro de 2008

SEMANA MACHADO DE ASSIS

Olá, sou a professora Mirna Diehl e gostaria de compartilhar com todos um projeto desenvolvido com os 6º e 8º anos da EM Pe. José de Anchieta.
No dia 29 de setembro/08 foi comemorado o centenário da morte de Machado de Assis. Não poderia passar em claro essa data tão importante para a literatura brasileira, por essa razão propus aos meus alunos que estudássemos sobre esse homem. Todos se empenharam muito. Foi uma grata surpresa ver que crianças de 11 anos se identificaram tanto com um homem que viveu há tantos anos. Assistiram a documentário sobre vida e obra do autor e trabalharam na interpretação de "O apólogo". Foi delicioso: costuraram, criaram, filosofaram sobre a função da linha e da agulha, leram o texto, interpretaram oralmente e através de desenhos. Se envolveram tanto que alunos trouxeram inúmeras revistas falando sobre Machado.
Já os maiores, 8º anos, assistiram ao filme "Memórias Póstumas de Brás Cubas", caracterizaram-se de Machado, discutiram a obra, a visão irônica e única do autor.
E eu, como professora, cheguei a mais óbvia conclusão: bons literatos atingem a qualquer público, de qualquer idade.
Todos os trabalhos foram desenvolvidos na biblioteca da escola, na sala de tecnologia e o uso dos vídeos da TV escola.

34 comentários:

Anônimo disse...

Não conhecia muito sobre a vida de Machado de Assis mas agora com essa semana, estou sabendo bastante sobre a vida dele.Achei bem legal.

Anônimo disse...

ACHEI SUPER INTERESSANTE A PROFESSSORA TRABALKAR COM OS ALUNOS SOBRE VIDA E OBRA DE MACHADO DE ASSIS ASEMANA FOI SUPER LEGAL E ACHEI NOTA DEZ.

Anônimo disse...

numca soube direito a vida desse grande homem depois dessa semana me tornei um fã.

Anônimo disse...

Eu ao trabalhar sobre Machado de Assis foi uma honra, pois realizei trabalho sobre ele muito legais, e me sai super bem!
Eu também amei o filme Memórias Póstumas de Brás Cubas, foi um máximo!!!

Poor: Danii Lopes

Anônimo disse...

Prô,foi bem interessante o trabalho, da semana de Machado de Assis.Axo qe os alunos com esse trabalho descobriram um pouco mais sobre ele.Se bem qe foi um pouco cansativo o trabalho dos 8º anos.Maiis tudo bem agente supera ;]

Anônimo disse...

fiquei de mais de Machado de Assis na 1ªfoto.
e a semana de Machado de Asssis foi legal,fizemo uma resenha sobre sua vida.
ASS:SILVANO

Anônimo disse...

fiquei de mais de Machado de Assis na 1ªfoto.
e a semana de Machado de Asssis foi legal,fizemo uma resenha sobre sua vida.
ASS:SILVANO

Anônimo disse...

Achei muitO legal

Anônimo disse...

essa semana foi muito boa para nos dos 8º anos

Anônimo disse...

O trabalho que a profº fez ficou muito legal....
Achei muito enteressante..

Anônimo disse...

[b] Já tinha ouvido falar sobre Machado de Assis mas nunca me interessei, mas com o projeto vi que era um homem cheio de ideias e planos; com o trabalho todos nós crescemos e tiramos de um homem grandes exemplos.

Maxiny Lima
8º ano b

Anônimo disse...

Amei professora foi um maximo!
Obrigada!

Sandy Renata

Anônimo disse...

Machado de Assis foi um homem muito emportante, portanto ele devia ser lembrado...

ASS:*******

Anônimo disse...

Professora eu amei!

Suellen

Anônimo disse...

Foi mais uma produção da Professora Mirna,Como uma otima professional,me fez aprender tudo sobre esse grande escritor.
By: |Guizin|

Anônimo disse...

foi muitooo legalll,pois aprendi com a vida de machado assis e as obras delee!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Foi super interessante estudar sobre Machado de Assis,essa semana foi muito importante pra mim, aprendi muito sobre ele.Foi bem legal!!!

Anônimo disse...

Eu achei muito legal!!!

Anônimo disse...

ele foi emportemte

Anônimo disse...

Machado de Assis foi um homem importante para a literatura brasileira muito famoso em vários paises... E foi legal estudar sobre ele...

Anônimo disse...

Ai eu axei mto legal uma blz .
Gosto dos livros machado de assis .

Vlw

Bjs

Anônimo disse...

ele foium Homen importante p / Todos . Muito legal da escola lembrar ele ...
Uma Coisa q eu gosto muito nessa escola são os profº e a direção saõmuito atenciosos .










Patabens ANCHIETA

Anônimo disse...

ACHEI MUITO LEGAL AS FOTOS SÃO BEM CRIATIVAS GOSTEI DAS PROFªFICARAM MUITO GATINHAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

adorei as meninas as gincanas
eu participei com muito orgulho
e a
professora nos incentivou, muitas coisas legais.

Anônimo disse...

eu achei muito bom eu achei muito legal a historia sobre Machado de Asis muito legal achei maneiro por qeue a historia muito interessante e tambem a professora Mirna feis um otimo trabalho.... e nois devemos faser mais trabalhos assim At+ trabalho foi muito interessnte a historia tambem e muito interesante e muito legal^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^

Anônimo disse...

foi muito legal,ah teoria que fizemos com a agulha e a linha....fizemos uma porta-celular...foi muito engraçado muitas pessoas não sabia costurar...

Denise Caroline e Felipe Molina
6 ano A

Anônimo disse...

eu achei muito bom e legal a história sobre Machado de Assis foi maneiro porque a história é muito interessante e também a professora Mirna fez um ótimo trabalho.... e nós devemos fazer mais trabalhos assim At+ e muito interesante e muito legal^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^

Davidson Capos Novais e Daniel Leite da Carvalho 6° Ano A

Anônimo disse...

A história dele foi muito boa muito legal.Na verdade não conhecia muito da vida dele,mas agora ja sei muita coisa sobre ele e tenho certeza que ele foi um escritor muito talentoso e escreveu histórias maravilhosas.

Anônimo disse...

Eu achei legal e muito interessante e muitooooooooooooooooooooooooooo!!!!legal adoro e tambem
a professora Mirna fez um ótimo trabalho e esperamos fazer mais trabalhos assim...
............................................................................................................................................

Anônimo disse...

eu achei muito legal e muito interessante e educativo para todas os alunos da nossa sala muito bom foi muito maneiro!!!A história de Marchado de Assis, falamos sobre a sua juventude.Foi muito difícil para ele quando era pequeno,mais muito bom para nós e todas as pessoas da escola!!!!!
Aluno:Matheus e Carlos

Anônimo disse...

Machado de Assis foi um grande escritor brasileiro e eu ñ sabia
nem que ele existia e foi uma grende descomberta na minha vida
nome Onofre e Eduardo S.C

Anônimo disse...

Machado de Assis foi um grande escritor brasileiro nasceu no morro e nunca tinha estudado na sua vida cresceu e não sabia ler e nem escrever,encontrou-se com Carolina que sua esposa o ajudou a ser muito famoso.Bom eu nem sabia que ele era muito famoso,foi muito rico com seus livros,adultos infantis e crônica.

nome:Natalia,Maria Carolina e Isabelle!

Anônimo disse...

eu nao conhecia Machado de Assis eu vi nas aulas sobre ele e comecei a ver como ele era esperto e língua portuguesa
e tinha varias denças mas ele resistiu a tudo.

Anônimo disse...

Parabéns professora Mirna. Você parece gostar muito do que faz. Pude perceber isso no Seminário Tecnologias na Educação pelo seu jeito de falar de suas experiências. É de professoras assim cada vez mais animadas e conscientes de seu papel que precisamos.
Professora Solange

Comemoração dos 60 anos EM Padre José de Anchieta

PROJETO ARIANO SUASSUNA

FESTA DA PRIMAVERA 2008

GINCANA DE FÉRIAS REALIZADA PELOS ALUNOS DA ESCOLA ANCHIETA.

Gincana e inter-classes- julho/08

No mês de julho/2008 após as provas, foi realizada uma gincana e inter-classes em nossa escola, no intuito de relaxarmos da semana sufocante de provas.
Os alunos se divertiram com disciplina e respeito pelas brincadeiras propostas.
Foi uma competição saudável entre os alunos e o vencedor foi 6º ano A, que disparou ao arrecadar gibis, crescendo a sua pontuação, elevando-os à VITÓRIA.
PARABÉNS 6º ANO A

Projeto de Interação com a Biblioteca e a Sala de Tecnologia